POR QUE A MANUTENÇÃO É IMPORTANTE? A vida útil do motor de um automóvel depende principalmente dos cuidados com a manutenção. Entre eles, está a troca do filtro de combustível, recomendável de 15.000 a 25.000 km. As correias (dentada, do alternador, da bomba d'água, da direção hidráulica e do ar-condicionado) devem ser verificadas a cada 10.000 km e precisam ser trocadas, no máximo, a cada 60.000 km. Troque as mangueiras do combustível sempre que estiverem ressecadas, trincadas ou folgadas.
Na Gava Pneus e Centro Automotivo, nós seguimos as recomendações do fabricante do seu veículo. Quando o serviço de manutenção é sugerido baseado na quilometragem ou quantidade de anos do seu automóvel, nossos consultores irão explicar o que o serviço de manutenção inclui e porque cada um deles é importante para a saúde do seu carro.
Peça ao nosso consultor por um programa de manutenção para seu veículo.
NOSSOS SERVIÇOS DE REVISÃO
Motor
O motor é o coração do seu veículo. É composto por centenas de componentes que se desgastam ao longo do tempo, fazendo com que o veículo perca desempenho, força e tenha um gasto maior de combustível. Com uma manutenção regular para substituir as peças desgastadas, o seu motor pode continuar a funcionar sem problemas e você pode evitar gastos com consertos.
Todos os veículos precisam de revisões. Dependendo da recomendação da fabricante do veículo, a revisão pode consistir em apenas uma substituição das velas ou pode envolver uma série de ajustes com base no estado e quilometragem do veículo. As velas de ignição em seu motor são responsáveis pela criação de uma faísca que queima a mistura de ar/combustível dentro do motor. Ao longo do tempo, as velas de ignição podem desgastar-se e deixar de inflamar o combustível de forma adequada. Velas velhas ou desgastadas podem deixar o seu veículo lento, com dificuldades de partida e até podem implicar em aumento do consumo de combustível.
Correias
Durante o manuseio, em nenhuma hipótese a correia sincronizadora poderá ser dobrada ou vincada, pois esse procedimento poderá fazer com que a correia se rompa durante o funcionamento do motor. Inspecione as correias a cada 10000 km, fazendo uma análise visual em busca de áreas ressecadas ou trincadas. A troca deverá ser feita a cada 50000 km ou de acordo com as recomendações do manual do veículo.
Filtros
Outro serviço muitas vezes esquecido e que garante que o seu motor mantenha bom funcionamento é o serviço de troca de filtros de combustível.Todo veículo possui um filtro de combustível que capta a sujeira e depósitos que são coletados através do uso do veículo. Quando este filtro torna-se sujo e obstruído, a bomba de combustível tem que trabalhar sobrecarregada para empurrar o combustível através do filtro. Este esforço adicional pode prejudicar e inutilizar a bomba de combustível.
O filtro de ar (elemento filtrante) é responsável por reter impurezas contidas no ar aspirado pelo motor. Uma vez obstruído, o motor começa a ter baixo rendimento e aumento do consumo de combustível. Verifique seu filtro a cada 10000 km ou de acordo com a especificação da fabricante.
Regulagem de Motores
A redução na emissão de gases poluentes, o baixo consumo de combustível, a garantia de torque ideal e a redução na emissão de ruídos são algumas das exigências impostas aos atuais motores. O emprego de modernos sistemas de gerenciamento garante a confiabilidade do sistema e possibilita o atendimento dessas exigências em todos os possíveis regimes de funcionamento do motor. Através de equipamentos específicos disponíveis em nossa loja, recomenda-se uma verificação periódica no funcionamento dos componentes do sistema de ignição e injeção eletrônica do veículo, afim de assegurar o perfeito funcionamento do sistema.
Injeção Eletrônica
Quando há sujeira e depósitos recolhidos nos injetores de combustíveis, a quantidade de combustível que é enviado ao motor fica restrita. Muito acúmulo pode, eventualmente, resultar no mau funcionamento das velas. Isso irá também deteriorar o desempenho e capacidade de resposta do seu motor e o conserto pode ter um custo elevado.