AR CONDICIONADO

O sistema de ar-condicionado já é visto como um item de segurança, pois possibilita manter os vidros do veículo sempre fechados. A manutenção preventiva é recomendada a cada 5.000 km. A substituição do filtro de cabine, que evita a contaminação do ar lançado pelo ar-condicionado, deve ser feita a cada 15.000 km .Também deve ser feita a higienização não só do sistema como da parte interna do veiculo  através da oxi-sanitização, sistema que elimina fungos e bactérias  descontaminando seu veiculo internamente através do gás de ozônio.

 

Durante os meses de verão, a temperatura dentro de um veículo ao sol pode facilmente chegar a 70°C ou mais. Manter você e seus passageiros confortáveis durante os tempos mais quentes é o trabalho do sistema de ar condicionado do seu veículo. O sistema de ar condicionado funciona removendo o calor do ar de dentro de seu veículo e transferindo este calor para o ar exterior. O que resta quando o calor e a umidade são removidos é um ar mais fresco, mais confortável.

 

Para remover o calor, o sistema se baseia em vários componentes chave, incluindo: um compressor, um neubulizador, e um bactericida/fungicida a base de alcool, para higienização completa do sistema de ar condicionado – todos controlados eletronicamente. Para que este sistema funcione corretamente e esteja pronto para os meses quentes, ele precisa estar sem vazamentos de modo que o gás refrigerante permaneça no sistema. Apesar do sistema de ar condicionado ser resistente a vazamentos e contaminação, ele não é a prova de vazamentos. Ao longo do tempo, contaminações ou vazamentos podem aparecer e afetar o desempenho da refrigeração do seu sistema de ar condicionado. Na verdade, a causa mais comum de refrigeração inadequada é quando o gás refrigerante pinga direto em vedações e anéis de vedação usados, encaixes e conexões soltas.

 

Para garantir que todas as peças e componentes do seu sistema de ar condicionado estejam funcionando corretamente, recomendamos ter seu sistema de A/C checado no início das estações quentes.

 

Seu consultor pode recomendar um teste de desempenho para testar se há algumas mangueiras ou vedações usadas, vazamentos ou contaminação e se certificar que seu veículo esteja pronto para os meses quentes.

 

É importante notar que alguns gases refrigerantes utilizados em sistema de ar condicionado automotivo são considerados prejudiciais ao meio ambiente. Na GAVA Pneus, tomamos muito cuidado para proteger o meio ambiente, enquanto estamos servindo o sistema.

 

POR QUE DEVO REALIZAR A MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO?

Dias quentes e chuvas torrenciais "pedem" o uso do ar-condicionado do carro. Apesar de parecer simples resolver os inconvenientes do calor com um botão, se o sistema não for cuidado da maneira correta, o arzinho refrescante pode virar um "veneno" para a saúde. Isso porque a falta de revisões periódicas acarreta no acúmulo de bactérias e fungos e, para limpar tudo, o prejuízo pode passar de R$ 1 mil