QUAL A FUNÇÃO DO FLUIDO? Tudo bem que a água é um refrigerante natural por excelência. Mas ela tem características químicas e físicas que tornam apropriado o auxílio de um aditivo que, misturado ali no radiador, melhora o desempenho do sistema de arrefecimento. É justamente essa a função que o fluido cumpre. Preenchendo a metade do radiador com fluido e a outra metade com água, o resultado é uma solução com ponto de ebulição mais elevado, o que melhora a capacidade de resfriamento. Além disso, o aditivo ainda abaixa o ponto de congelamento da água para menos de 0°C, o que é bem interessante para os carros que circulam em regiões de clima mais frio — como ocorre no sul do país, durante o inverno, por exemplo. Isso sem contar que essa mistura também protege o sistema de arrefecimento contra corrosão e corrige outras características da água pura que podem acabar causando danos ao motor e a outros sistemas existentes no carro.
QUANDO TROCAR O ADITIVO? Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou de 12 em 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade. Isso significa que, mesmo que o carro rode menos que 30 mil quilômetros, é preciso providenciar a troca. Mas atenção: é sim possível que o fabricante recomende trocas em intervalos diferentes ou que use aditivos conhecidos como long life, que dispensam troca frequente. Por isso, antes de mais nada, é importante consultar o manual do proprietário para saber exatamente quando a substituição precisa ser feita.